Como o serviço de listas de emails funciona: regras e responsabilidades
Um serviço de lista de emails envolve quatro tipos de regras:
- administrador geral de listas;
- proprietário;
- moderador;
- assinante.
É possível ter várias regras em uma (por exemplo, você pode ser dono/a e moderador/a de uma lista e se inscrever em várias outras).
Administradores/as gerais de listas
Administradores/as gerais de listas estão a cargo de gerenciar o serviço de listas de emails. Seus deveres:
- gerenciar o serviço de listas de emais (distribuição, manutenção, etc. );
- define as orientações gerais do serviço de listas de emails:
- quem poderá solicitar a criação de uma nova lista.
- que opções estarão disponíveis para gerenciar listas (definição de cenário),
- o que os documentos padrão contém (criação de modelos),
- como parecerá a interface web de listas de email;
- set the way the mailing list service should be used and document those rules through providing charters to subscribers, moderators and owners;
- aprovação das requisições de criação de lista de emails;
- de tempos em tempos, substitua donos/as de listas quando necessário; por outro lado, administradores/as gerais de listas não deveriam assumir o papel de moderadores/as.
Donos de lista e moderadores podem recorrer ao listmastersquando enfrentam um problema não tratado pela documentação ou por qualquer comentário. No entanto, para não sobrecarregar os listmasters com mensagens, é recomendado que os assinantes procurem os donos da lista.
Donos
O dono da lista é normalmente o criadorou, na falta dela/dele, a pessoa que solicitou a criação da lista ou quem se tornou responsável por isso. Papel dela/dele::
- definir como a lista será utilizada ;
- criar a descrição da lista para os assinantes;
- indicar um ou maismoderadores;
- gerenciarinscrições e cancelamentos de inscrições;
- decidir se é ou não relevante habilitar os documentos compartilhados da lista para os assinantes;
- responder a perguntas dos assinantes e potenciais assinantes, a respeito da lista;
- etc.
Uma lista pode ter muitos proprietários. Entretanto, o perfil 'Privilegiado' é reservado ao criador da lista; demais proprietários tem um perfil 'Normal', que tem menos poderes..
Moderadores
Moderadores são indicados pelo dono da lista. Eles estão encarregados no controle da relevância das mensagensenviadas à lista: após lê-las, eles escolhem se as aceitam ou as rejeitam. A moderação acontece antes da mensagem ser enviada, efetivamente, aos assinantes. A rejeição de uma mensagem é possivelmente acompanhada por uma notificação ao remetente que explica a razão de tal rejeição.
Uma lista pode ter um ou vários moderadores;normalmente, o dono da lista é também um moderador.
Isso só é pertinente a listas moderadas.